loader image

OFICINA LIVRE ROTEIRO E NARRATIVA PARA JOGOS

1. INFORMAÇÕES GERAIS:

SEMESTRE LETIVO: 2018.1
PROFESSOR: Thiago Baptista
CARGA HORÁRIA: 30h
DATA: EM BREVE
VALOR: R$300,00 pode ser parcelado em até 2x no cartão (presencialmente).

Dados Bancários para Depósito/Transferência (pagamentos à vista):
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7- Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03 – Importante: Enviar comprovante para o e-mail da Secretaria confirmando a inscrição. E-mail: [email protected].

 

  1. APRESENTAÇÃO:

Jogos para consoles, PCs e smartphones são hoje uma indústria que movimenta mais dinheiro que o cinema. É uma forma de arte considerada por muitos a “literatura do Século XX”. Porém, escrever para jogos não é o mesmo que escrever para o cinema ou  TV. A narrativa interativa, onde o leitor/jogador deixa de ser um mero espectador passivo e passa a ter agenciamento sobre a história contada, apresenta desafios particulares que exigem uma nova forma de se pensar tanto o narrar quanto o jogar. A proposta dessa oficina é abordar esses desafios na prática, discutindo jogos como forma de expressão artística e exercitando o conhecimento aprendido. Ao final da oficina, os alunos terão construido suas próprias narrativas interativas na forma de um jogo de aventura em texto.

 

  1. PROFESSOR:

Thiago Baptista é autor e desenvolvedor de jogos independentes, desenvolvedor de softwares e escritor. Atuou como Designer de Narrativas Assistente, roteirista e redator na Fableware Narrative Design, onde trabalhou, dentre outros projetos, no jogo Sword Legacy: Omen. É graduando em Jogos Digitais pelo Instituto Infnet e estuda Roteiro Cinematográfico na Escola de Cinema Darcy Ribeiro (ECDR/IBAv), sendo aluno dos(as) professores(as) Yoya Wursch, Marcelo Starobinas, Márcia Zanelatto e Felipe Sholl.

 

  1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

Aula 1

– Narrativa: conceitos e definições;

– Narrativas tradicionais x interativas;

– Jogos e sua arte;

– Narrativa embutida x narrativa emergente;

– Narrativas em jogos: apreciação;

– Apreciação: adventures em texto;

– Apreciação: livros-texto (“escolha sua aventura”);

– Apreciação: aventuras gráficas aponta-e-clica;

– Apreciação: RPGs computacionais;

– Apreciação: “interactive novels”;

– Introdução à ferramenta Twine;

– Árvore de decisões e diálogos;

– Variáveis, condições;

– Exploração de ambientes;

– Criação de quebra-cabeças simples;

– Exercícios.

 

Aula 2

– O que é meio de expressão artística?;

– O que são jogos?;

– A arte dos jogos: o gameplay;

– O gameplay como metáfora: Decatlo de Reiner Knizia;

– Arte e impacto: Train de Brenda Romero;

– Mecânica como mensagem: Papers, Please e You Become What You Behold;

– O poder do tema: That Dragon, Cancer e Coming Out Simulator;

– Narratologia x Ludologia;

– Narração e jogar: That Pretentious Game.

 

Aula 3

– Jogos e fronteiras: The Stanley Parable e Loniness;

– Limites: o que não é jogo?;

– Quebra-cabeças como forma de se mover a história: Fuga do Planeta Cobrança;

– O plano cartesiano interatividade x quebra-cabeça;

– Ligação com o cinema: teatro filmado x linguagem fílmica desenvolvida;

– Jogos, arte e Twine: Rainy Days;

– Exercícios práticos.

 

Aula 4

– Introdução ao Design de Narrativas;

– Narrativas interativas lineares;

– Narrativas interativas ramificadas;

– Narrativas interativas de múltiplos finais;

– Exercícios: história interativa não-linear;

– O quebra-cabeças e a narrativa interativa linear;

– Estudo aprofundado: Day of the Tentacle;

– Exercício: história interativa linear.

 

Aula 5

– Árvores de diálogo;

– Roteiro para narrativas interativas;

– Cenários de RPGs como roteiro interativo;

– Exercício: uma cena de RPG;

– Roteiros para jogos;

– Roteiro literário x roteiro técnico

– Roteirismo via planilhas;

– Exemplo e exercício de roteiro;

– Jogos e cinematografia: paralelos históricos;

– Jogos e cinematografia: cenas de corte;

– Jogos e cinematografia: GTA 5, The Witcher 3: Wild Hunt;

– Trabalho final;

– Últimas palavras: pelo reconhecimento dos jogos como forma de expressão artística.

 

  1. INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido (75%).

Dúvidas? Entre em contato com nossa Secretaria: (21) 2233-0224.