loader image

OFICINA LIVRE ROBERT BRESSON: FILMES E NOTAS

Oficina Livre Robert Bresson: Filmes e Notas

1. INFORMAÇÕES GERAIS:
OFICINA LIVRE: ROBERT BRESSON: FILMES E NOTAS
SEMESTRE LETIVO: 2017.1
PROFESSOR: Rômulo Cyriaco
CARGA HORÁRIA: 15h
DATA: novas datas em breve

VALOR: R$ 400,00 – pode ser parcelado em até 2x no cartão.

Dados Bancários para Depósito/Transferência:
Banco do Brasil / Ag 0183-X – C/C 408.757-7 – Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03 – Importante: Enviar comprovante para o e-mail da Secretaria confirmando a inscrição. E-mail: [email protected]
2. APRESENTAÇÃO:
O curso realiza uma “sobreposição” das Notas Sobre o Cinematógrafo, publicação do cineasta francês Robert Bresson, com sequências de cinco de seus filmes. Bresson é um dos cineastas mais influentes do cinema moderno, e sua obra é certamente uma das mais únicas e exóticas da história – um enquadramento, um movimento de câmera, uma expressão do não-ator ou um corte bastam, para que saibamos que se trata de um filme desse artista, cuja maior preocupação técnica e estética foi a exploração das especificidades do cinema, e a descoberta de seus efeitos e limites. Com a sobreposição de trechos de suas anotações, e seus próprios filmes, o curso propõe um mergulho no processo criativo de Bresson, tendo suas Notas como chave para – através dos seus filmes – compreender o seu gênio artístico, e sua máxima originalidade.

3. PROFESSOR:
Rômulo Cyríaco é professor de Teorias do Cinema, desde 2013, na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, onde lecionou também a disciplina de Cinema e Filosofia, e foi coordenador pedagógico, nos cursos de roteiro, direção e montagem. É também escritor, e realizador de vídeos e filmes.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Diário de um Pároco de Aldeia (1951)
Um Condenado à Morte Escapou (1956)
A Grande Testemunha (1966)
Mouchette (1967)
O diabo, provavelmente (1977).

5. INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido. Dúvidas? Entre em contato com nossa Secretaria: (21) 2233-0224.