loader image

OFICINA LIVRE O ASSISTENTE DE DIREÇÃO

Oficina Livre O Assistente de Direção

1. INFORMAÇÕES GERAIS:

SEMESTRE LETIVO: 2017.2
PROFESSOR: Hsu Chien
CARGA HORÁRIA: 12 horas
DATA: 25/11, 02/12 e 16/12 – Sábados de 13h às 17h

VALOR: R$ 350 pode ser parcelado em até 2x no cartão.

Dados Bancários para Depósito/Transferência:
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7- Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03 – Importante: Enviar comprovante para o e-mail da Secretaria confirmando a inscrição. E-mail: [email protected]

2. APRESENTAÇÃO: O Assistente de Direção. Sua função dentro da Equipe do audiovisual. Diferenças da função no Cinema e na Tv. Documentos necessários para exercer a função.

3. PROFESSOR: Hsu Chien. é nascido em Taiwan. Se formou em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Começou como Assistente de Direção em 1996 e, desde então, trabalhou em mais de 60 longa-metragens como Assistente de Cineastas renomados, entre eles: Daniel Filho, Tizuka Yamasaki, Murilo Salles, Helena Solberg, Luiz Carlos Lacerda, Rosane Svartman, Moacyr Góes, Paulo Cesar Saraceni, Wolf Maya, Marcos Paulo, Roberto Santucci, Bruno Barreto e o mexicano Guillermo Arriaga, ex- roteirista de Alejandro Inarritu. Desde 2014, dirige para Cinema e Tv. Em 2014, dirigiu o seriado para o Multishow “Por isso eu sou Vingativa”, com Direção Geral de Izabel Jaguaribe, e “Sexo e as negas”, pela Rede Globo, Direção Geral de Cininha de Paula e texto de Miguel Falabella.
Em 2015, foi um dos Diretores do Seriado “Pé na cova” na Rede Globo, Direção geral de Cininha de Paula, com texto de Miguel Falabella. No Cinemam Dirigiu o longa “Ninguem entra ninguém sai”, lançado em 2017. Dirigiu 7 curtas premiados, entre eles “Flerte”, vencedor do Prmeio Melhor curta no Grande Premio do Cinema Brasileiro em 2014.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
AULA 1 – A função do Assistente de direção e a hierarquia dentro do Depto. Qualidades de um Bom assistente de direção. Vocabulário básico de filmagem. Listas essenciais que o Ass de direção precisa aprender. Horários de trabalho. Leitura de roteiro. Aprendendo a interpretar um roteiro. Aprendendo a decupar um roteiro em analise técnica. O que é o Movie Magic (apresentação do programa).

AULA 2 – Corrigindo a Analise Técnica junto dos alunos. “Pegadinhas” de analise técnica. A Ordem do Dia. O Plano de filmagem. Aprendendo a desenhar em planta baixa. Nomenclatura de planos e enquadramentos.

AULA 3 – Diferença entre o Ass. de direção de Cinema, Tv e comercial. Documentos usados em Tv. Dicas para marcar figuração e como ligar com figuração. Dicas para lidar com Elenco. Resolvendo problemas.

5. INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido. Dúvidas? Entre em contato com nossa Secretaria: (21) 2233-0224.