OFICINA LIVRE DIREÇÃO PARA CINEMA

1. INFORMAÇÕES GERAIS:

SEMESTRE LETIVO: 2018.1
PROFESSOR: Luiz Carlos Lacerda (Bigode)
CARGA HORÁRIA: 16 horas
DATA: 27/10, 03/11, 10/11 e 17/11 (sábados), das 10h às 13h (nas 3 primeiras aulas) e das 10h às 16h (na última aula).
VALOR: R$ 400,00 pode ser parcelado em até 3x no cartão (presencialmente).

Dados Bancários para Depósito/Transferência (pagamentos à vista):
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7- Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03 – Importante: Enviar comprovante para o e-mail da Secretaria confirmando a inscrição. E-mail: secretaria@ecdr.org.br .

 

2. APRESENTAÇÃO:
Aulas teóricas com noções básicas da direção cinematográfica – desde o roteiro e sua decupagem técnica, a narrativa através da utilização dramatúrgica das lentes (determinantes do estilo fílmico) e o processo de realização do filme – da Pré-produção, Filmagem à Finalização; com exibição de trechos de filmes. Exercício prático de construção de uma storyline com decupagem técnica (pelos alunos) será realizado no Museu de Belas Artes a partir de detalhes/personagens de telas ali expostas.

 

3. PROFESSOR:
Assistente de Direção de Nelson Pereira dos Santos, Ruy Santos, Jurandyr Noronha e Roberto Pires. Diretor e Roteirista dos longas-metragens: Mãos vazias (1970), O princípio do prazer (1978), Leila Diniz (1987), For All – o Trampolim da Vitória (1997), Viva sapato! (2004), Casa 9 (2011), A mulher de longe (2012), Introdução à música do sangue (2017) e O que seria deste mundo sem paixão? (inédito). Dirigiu cerca de 30 curtas e médias sobre personagens da cultura brasileira. Foi produtor de longas de Carlos Diegues, Fabio Barreto, Gustavo Dahl, Hugo Carvana, Walter Lima Júnior, Mário Carneiro, Arnaldo Jabor, Sergio Resende. Produtor Executivo de novelas e séries da TV Globo. Dirigiu e roteirizou as séries Retratos brasileiros, Noticias de lá, Enciclopédia do samba e Interior/Dia para o Canal Brasil/Globosat, em parceria com Alisson Prodlik. Professor do Curso de Cinema da Universidade Estácio de Sá (RJ), da Escola Internacional de Cinema de Cuba, do Polo do Pensamento Contemporâneo. Realiza Oficinas de Realização nas mostras de Cinema de Tiradentes (desde 1997), Ouro Preto (desde 2006), e do Festival de Cinema de Vitória. Atualmente realiza a série Atelier, sobre artistas plásticos brasileiros para a TV e escreve o roteiro do longa-metragem Dona Maria, a louca.

 

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Aula 1
– Introdução à linguagem cinematográfica;
– Nomenclatura de Planos, Sequências e Movimentos de Câmera (com projeção de trechos de filmes).

Aula 2
– Inter-relação do Diretor com os diversos segmentos técnicos e artísticos e o processo de Pré-Produção, (incluindo Análise Técnica do Roteiro e Plano de Filmagem), Filmagem e Finalização;

Aula 3
– A construção da linguagem através da utilização dramatúrgica das lentes, Estilo e Narrativa;
– Leitura e Decupagem do Roteiro Técnico.

Aula 4
– Exercício prático de construção de uma storyline e linha de personagem (método Gabriel Garcia Márquez), partindo de elementos escolhidos pelos alunos nas telas do Museu de Belas Artes;
– Leitura e análise dos exercícios.

 

5. INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido. Dúvidas? Sim. Entre em contato com nossa Secretaria: (21) 2233-0224.