OFICINA LIVRE DE DOCUMENTÁRIO CONTEMPORÂNEO, POÉTICAS E POLÍTICAS DA NÃO FICÇÃO

SEMESTRE LETIVO: 2019.1
PROFESSOR: Ángel Díez
CARGA HORÁRIA: 27 horas
DATA: 30/03 – 06, 13, e 27/04 – 04, 11, 18 e 25/05 – 01/06 (sábados), das 10h às 13h.
VALOR: R$640,00
10% de desconto para quem é ou já foi estudante da escola.
Ou pode ser parcelado em até 3x no cartão (presencialmente).

Dados Bancários para Depósito/Transferência (pagamentos à vista):
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7
Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03

Importante: Envie o comprovante do depósito/transferência para os e-mails [email protected] e [email protected]

2. APRESENTAÇÃO:

Desde o surgimento da pós-verdade, gurus como Roger Stone e Steve Bannon, nos Estados Unidos, vêm articulando mecanismos que pretendem o fim das democracias ocidentais. Casos registrados na Rússia, na Itália, na Hungria, na Franca, na Índia e no Brasil, revelam as ferramentas usadas para comprometer a existência de políticas humanistas que por meio de mentiras fabricadas são colocadas no abismo: as chamadas fake news. Defendendo o modo documentário como um igual ao modo de ficção, em que tudo pode ser colocado em cena para chegar ao espectador, nos encontramos hoje diante do dilema que parecia antes só reservado ao jornalismo: é verdade ou é mentira.

Surge, portanto, a necessidade de encontrar novas definições e modos para o cinema documentário. Usaremos o termo “não ficção”, porque nos serve como trincheira frente às especulações da realidade. Um real revisitado por Michael Renov, que propõe novos modos de entender e fazer cinema documentário, elaborando uma série de relações entre os cineastas e o desejo que os leva a articular narrativas poéticas a partir da não ficção. Desejo de verdade? Georges Didi-Huberman publica incansavelmente textos que dizem sobre as imagens como entes vivos. Estamos no século XXI. É urgente redefinir o nosso vínculo com o mundo.

3. PROFESSOR:

Ángel Díez, cineasta espanhol, é diplomado pelo IDHEC (Institut des Hautes Études Cinématographiques), Paris. Em 1994 foi coordenador de estudos na FEMIS (Fondation Europeénne pour les Métiers de l’Image et du Son). Autor de vários filmes documentários e de ficção, tem como destaque La Peine Perdue de Jean Eustache, exibido na Europa, Estados Unidos e Canadá, e Os Negativos, documentário produzido para o programa DocTV III. Iniciou-se na direção com o curta Los Dos Amigos, Festival de Bilbao 1989, e como chefe de montagem no longa-metragem Crônica de la Guerra Carlista. Assistente de direção e diretor de fotografia nas séries documentárias “A Linguagem do Cinema II” e “Sertão de Dentro”de Geraldo Sarno. Foi curador da mostra “Guerín, o Espectador Cineasta” no Instituto Moreira Salles e trabalha como orientador de roteiro e montagem Ángel Díez é também professor titular de Documentário na Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Aula 1

O que é o cinema de não ficção? Definições de poética. O real em Merlau-Ponty.

Aula 2

Michael Renov e os modos do documentário : registrar, revelar ou preservar; persuadir ou promover; analizar e questionar; expressar.

Aula 3

Um olhar contemporâneo: o cinema de Wang Bing e Apichatpong Weerasethakul.

Aula 4

Pasolini: os appuntis como forma poéticas

Aula 5

Georges Didi-Huberman, O que é uma imagem? É necessário desconfiar das imagens, o cinema de Harun Farocki

Aula 6

O atlas de imagens Mnemosyne de Aby Warburg. A montagem, as historia(s) do cinema em Godard

Aula 7

Chris Marker: a memória, a voz, o mundo

Aula 8

O retorno do real de Hal Foster. Cinemas livres de Andy Warhol, Jonas Mekas e Stan Brakhage

Aula 9

Panorama do cinema mundial documentário contemporâneo

Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido (75%).

Você ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com a gente.

Tel. (21) 2233-0224 / 2516-3514 // WhatsApp (21 98909-3774)
[email protected] / [email protected] / www.escoladarcyribeiro.org.br

Venha fazer parte da Geração Darcy!