loader image

Oficina “A Cidade como Laboratório Cênico”

A Escola de Cinema Darcy Ribeiro foi cenário da oficina “A Cidade como Laboratório Cênico”, ministrada por Ricardo Vieira e Laércio Ribeiro, que propõe uma reflexão sobre a função da cenografia no cinema e nas artes do entretenimento, utilizando os espaços construídos da cidade como pontos de partida para a criação e interpretação de projetos ficcionais.

A cenografia, enquanto meio de expressão e comunicação, será abordada teoricamente através da ótica da História da Arte e da Arquitetura, traçando um paralelo com outros departamentos que são essenciais para a concepção de produtos com profundidade artística, em conformidade com as ações de sustentabilidade e adequação orçamentária. Além da bibliografia, imagens de arquivo e filmografia expostas, será sugerido um exercício de fixação do conteúdo abordado.

Professores

Ricardo Vieira é diretor de arte, roteirista, pesquisador, ator e figurinista. Formado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, aperfeiçoou seus estudos em importantes instituições como a Università Catttolica del Sacro Cuore, Milano. Há 18 anos atua no universo das artes visuais.

Laércio Ribeiro é diretor de arte, figurinista e roteirista. Formado em Marketing pelo Centro Universitário Carioca e em Tecnologia e Modelagem do Vestuário pelo Senai Cetiqt, desenvolve projetos no campo da moda desde 2001, junto à nomes como Renato Kherlakian e Giorgio Armani.


Posts Relacionados