O Cinema Pode Combater as Fake News?

53ª edição do Festival de Cinema de Solothurn, uma das mais tradicionais mostras cinematográficas da Suíça.

O cinema pode combater as Fake News? Foi a questão levantada na abertura da 53ª edição do Festival de Cinema de Solothurn, uma das mais tradicionais mostras cinematográficas na Suíca. Esta editoria, denominada Pensamento, publicará temas que despertem a reflexão sobre o audiovisual, este é seu objetivo. Você aluno, ex-aluno, professor, ex-professor, colaborador pode participar desta seção enviando sugestões, artigos.

O importante é que além de fazer cinema, se pense o cinema, como bem explicita o lema da Escola de Cinema Darcy Ribeiro: pensando e fazendo cinema no Brasil. O pensamento crítico no audiovisual é requisito basilar.

A notícia chamou a atenção desta editoria, mas passou despercebida da imprensa. Talvez por ter vindo de um país que, apesar de ser muito conhecido, não tem presença expressiva na mídia brasileira.

O ministro da Cultura e presidente da Suíça, Alain Berset, ao abrir a 53ª edição do Festival de Cinema de Solothurn, uma das mais tradicionais mostras cinematográficas do país, destacou o papel dos filmes no combate às ‘fake news’ (notícias falsas) e à desinformação nas mídias. É um tema que nos faz pensar, sem dúvida.

Em uma época onde a “onda pós-factual” varre o mundo, Berset disse que “o cinema pode nos transformar em observadores participantes, sem comentários ou codificação ideológicos”.

Como exemplo, Alain Berset citou o filme de abertura deste ano para o festival, o documentário em francês “A l’école des Philosophes” (“Na escola dos filósofos”), que explora o cotidiano de uma escola para crianças deficientes.

Berset disse que vê o filme como uma forma de unir a sociedade suíça, acrescentando que a iniciativa popular a ser votada em 4 de março, chamada “No Billag”, para eliminar as tarifas de rádio e TV públicas põe em risco essa coesão. O resultado da votação afetará a Spciedade Suíça de Radiodifusão e Televisão.

O Festival de Cinema de SolothurnLink externo apresentará 159 filmes em oito dias, dos quais 28 são estréias mundiais. O festival é considerado o principal evento do ano para a estreia de filmes suíços.

O importante tema nos faz pensar.

Fonte: SDA-ATS/vdv