Mostra Caixote reúne Noirblue, A Nega e aCORdo, dia 16 de março

A sexta edição da Mostra Caixote reapresenta a performance “aCORdo” (2017) com Cia Rec/Alice Ripoll, acompanhada do solo “A Nega” (1987) com Wilson Assis /Cia Rubens Barbot e do filme “NOIRBLUE – DESLOCAMENTOS DE UMA DANÇA” (2018) de Ana Pi.

O encontro acontece no próximo dia 16 de março, sábado, das 18 às 22h aqui na Escola.

Horários previstos:

18:30h | NOIRBLUE – DESLOCAMENTOS DE UMA DANÇA | Sala Ruy Guerra

19h | A Nega | Sala 14

20h | aCORdo | Sala 13

Concepção e curadoria: Laura Samy
Colaboradores nesta edição: Isabel Veiga e Alice Ripoll.
Fotos: Renato Mangolin
Arte Gráfica: Alan Ferreira
Produção: Nathália Fajardo e Laura Samy
Divulgação: Alan ferreira e Nathália Fajardo
Apoio: Irene Ferraz, Ziza- Dourado, Escola de Cinema Darcy Ribeiro e artistas associados.

…………………………………………………………………………………….

SOBRE OS TRABALHOS:

NOIRBLUE – DESLOCAMENTOS DE UMA DANÇA (2018)
MINAS GERAIS, BRASIL/ FRANÇA | Cor | 27 min

No continente africano, Ana Pi se reconecta às suas origens através do gesto coreográfico, engajando-se num experimento espaço-temporal que une o movimento tradicional ao
contemporâneo. Em uma dança de fertilidade e de cura, a pele negra sob o véu azul se integra ao espaço, reencenando formas e cores que evocam a ancestralidade, o pertencimento, a resistência e o sentimento de liberdade. (por Siomara Farias/ FESTCURTASBH2018)

………………………………………………………………………………………..

A Nega (1987)

Coreografia – Rubens Barbot
Música – Meredith Monk
Iluminação – César de Ramires
Dramaturgia e direção – Gatto Larsen

“Minhas mãos estão vazias mas são minhas mãos” (versos de uma antiga canção flamenca).
Esta coreografia de 1987 foi um divisor de águas na trajetória do coreografo Rubens Barbot.
Criada para o espetáculo “Só, um homem só” e fazia referencia as mulheres solitária da dança: Mary Wigman, Martha Graham, Dore Hoyer, Isadora Duncan. Com o passar do tempo entraram referencias da solidão das mulheres negras, porém sempre acompanhada dos versos flamencos.

Em 2006 o próprio Barbot transportou para o corpo e técnica do bailarino Wilson Assis.

Em 2019 compôs o programa de “Dança Naná e outras Coreografias”, re-leituras coreográficas dentro do projeto Aniversário 30

…………………………………………………………………………………..

aCORdo

Direção – Alice Ripoll
Interpretes Criadores – Alan Ferreira, Leandro Coala, Romulo Galvão e Tony Hewerton
Assistente de direção – Anita Tandeta

……………………………………………………………………………………

SOBRE A MOSTRA:

A Mostra CAIXOTE propõe o encontro entre artistas que desejam se reunir para apresentarem seus trabalhos na cidade do Rio de Janeiro. Inicialmente voltado para artistas da dança o convite se estende também a artistas ligados à performance e ao teatro. A Mostra é organizada por Laura Samy e conta com o apoio dos criadores e colaboradores que trabalham na realização de cada nova edição. Ainda sem financiamento o projeto se sustenta com o engajamento de todos os envolvidos, convidados a participarem na produção do evento.

A possibilidade de realização desse projeto se deve ao incentivo de Irene Ferraz a encontros artísticos de naturezas diversas dentro do espaço da Escola de Cinema Darcy Ribeiro. A diretora da escola vem ampliando a colaboração com artistas da dança e de outros campos artísticos. O desejo é acolher cada vez mais propostas artísticas dando continuidade e crescimento a um projeto de escola que é também um centro de artes aberto ao público.