ohomem

Linguagem em Foco – LEF – Homenageia Ruy Guerra, 19 a 21 de Julho

O Linguagem em Foco – Ciclo de Exibição Audiovisual 2018, carinhosamente apelidado de Lef, que ocorre entre os dias 19 e 21 de julho, no Cine Itaipava Shopping Estação Itaipava, Petrópolis, reunirá importantes diretores do cinema brasileiro, como Eduardo Nunes, Diogo Oliveira, Coletivo Foras de Quadro e o grande homenageado, Ruy Guerra, para pensar e discutir a arte de fazer filmes. No dia 21 de agosto, o LEF presta homenagem a Ruy Guerra. Nesse dia, Sábado, 18h30, acontece o Lançamento do livro “Ruy Guerra: Paixão Escancarada”, com a autora Vavy Pacheco Borges e Ruy Guerra. E às 21h – Exibição do filme “O homem que matou John Wayne” e um Debate com a presença do diretor Diogo Oliveira e do homenageado da noite, o diretor Ruy Guerra

 O HOMEM QUE MATOU JOHN WAYNE, 2017, DIREÇÃO: Diogo Oliveira ELENCO: Julio Adrião, Elisa Brites, Ruy Guerra, Gabriel Garcia Marquez, Werner Herzog, Chico Buarque e Michel Ciment – GÊNERO: Ficção/Documentário DURAÇÃO: 70 minutos CLASSIFICAÇÃO: 12 anos
SINOPSE: O cineasta e autor Ruy Guerra tem um encontro inesperado com John Wayne. Revoltado contra este ícone do imperialismo americano, o diretor moçambicano agride o astro e acaba causando a sua morte. A confissão desse assassinato metafórico abre a caixa de Pandora da obra do mais singular realizador latino-africano de nosso tempo, sendo a porta de entrada para uma viagem fantástica através das ideias de Guerra.
Debates
Com sessões gratuitas seguidas de debates, na presença dos diretores, o evento proporcionará o diálogo entre o público – produtores, estudantes, realizadores do audiovisual, apreciadores das artes – e os artistas que se debruçam no aprofundamento da linguagem cinematográfica, quebrando barreiras para desenvolver filmes de forma criativa e inovadora. Nessa primeira edição do Linguagem em Foco, ainda contaremos com o lançamento da biografia Ruy Guerra: Paixão Escancarada (Boitempo Editorial), com a presença da autora Vavy Pacheco Borges e do diretor, na livraria do Cine Itaipava.
Reunir cineastas exponenciais e homenagear o célebre Ruy Guerra é, sem dúvida, promover um encontro com a história e a linguagem do cinema. Essa é uma iniciativa inédita, da Engenhoca Filmes, e uma importante contribuição para formação de novas gerações dentro do audiovisual em Petrópolis.
Conectar um número cada vez maior de pessoas para discutir ideias e projetos, fortalecer o cenário do cinema na cidade e ampliar pontos de difusão do audiovisual brasileiro são os principais ideais de alcance da primeira edição desse ciclo de exibição. A cada ano o projeto homenageará um diretor ou uma diretora atuantes no Brasil.
Programação:
19/07 Quinta-feira 18h30 – Coquetel de abertura 21h – “Mostra Foras de Quadro de curtas metragens” + Debate com diretores e membros do coletivo Foras de Quadro “Foras de Quadro” é um criativo grupo de estudos de cinema do Rio de Janeiro, que atua promovendo debates e realizando produções próprias. Com exibições de lotação máxima na Cinemateca do MAM (Rio de Janeiro) e no Cine Arte UFF (Niterói), o grupo de realização cinematográfica tem como principal objetivo o aprofundamento do estudo da linguagem do cinema, aliado a vontade de produzir ficção de alta qualidade.
______________
20/07 Sexta-feira 21h – Exibição do filme “Sudoeste” + Debate com a presença do diretor Eduardo Nunes SUDOESTE, 2011 TÍTULO ORIGINAL: Sudoeste DIREÇÃO: Eduardo Nunes ELENCO: Dira Paes, Julio Adrião, Mariana Lima, Everaldo Pontes, Raquel Bonfante, Léa Garcia PAÍS: Brasil GÊNERO: Ficção DURAÇÃO: 128 minutos CLASSIFICAÇÃO: 14 anos SINOPSE: Numa vila isolada do litoral brasileiro onde tudo parece imóvel, Clarice percebe a sua vida durante um único dia, em descompasso com as pessoas que ela encontra e que apenas vivem aquele dia como outro qualquer. Ela tenta entender a sua obscura realidade e o destino das pessoas a sua volta num tempo circular que assombra e desorienta.
______________
21/07 Sábado 18h30 – Lançamento do livro “Ruy Guerra: Paixão Escancarada”, com a autora Vavy Pacheco Borges e Ruy Guerra 21h – Exibição do filme “O homem que matou John Wayne” + Debate com a presença do diretor Diogo Oliveira e do homenageado da noite, o grande diretor Ruy Guerra
O HOMEM QUE MATOU JOHN WAYNE, 2017 TÍTULO ORIGINAL: O homem que matou John Wayne DIREÇÃO: Diogo Oliveira ELENCO: Julio Adrião, Elisa Brites, Ruy Guerra, Gabriel Garcia Marquez, Werner Herzog, Chico Buarque e Michel Ciment PAÍS: Brasil GÊNERO: Ficção/Documentário DURAÇÃO: 70 minutos CLASSIFICAÇÃO: 12 anos SINOPSE: O cineasta e autor Ruy Guerra tem um encontro inesperado com John Wayne. Revoltado contra este ícone do imperialismo americano, o diretor moçambicano agride o astro e acaba causando a sua morte. A confissão desse assassinato metafórico abre a caixa de Pandora da obra do mais singular realizador latino-africano de nosso tempo, sendo a porta de entrada para uma viagem fantástica através das ideias de Guerra.
Local:
Cine Itaipava Shopping Estação Itaipava – Estr. União e Indústria, 11000, Petrópolis – RJ.
WhatsappFITY

Most Recent Posts