La Bamba – O Musical Estreia 06 de Junho, com o Apoio da Escola de Cinema Darcy Ribeiro

Cesar Bournier, nosso estudante de direção, está à frente de La Bamba – O Musical, que estreia dia 06 de junho no Teatro XP Investimentos, no Rio de Janeiro. O musical é livremente inspirado na vida e obra de Ricardo Esteban Valenzuela Reyes, mais conhecido como Ritchie Valens – compositor e autor de origem mexicana, nascido em uma comunidade pobre, próxima a cidade de Los Angeles que, com seu talento, dedicação e especialmente sua disposição para superar obstáculos e barreiras, consegue marcar profundamente a história da música mundial, sendo comparado a Elvis Presley. Os ensaios aconteceram aqui na Escola, como nosso apoio cultural à produção.

Em 2019, completaram-se sessenta anos do acidente aéreo que resultou na morte de Ritchie Valens, juntamente com Buddy Holly e The Big Bopper, naquele que ficou conhecido como “O dia em que a música morreu”. Atores, cantores, diretores e músicos se reuniram para criar um espetáculo de excelente qualidade artística para contar a trajetória da música, pelos olhos e a vida de um cantor que, em sua breve existência, não mensurava a sua importância atemporal na história da música no cenário mundial.

Idealizado pela produtora Rayssa de Castro, que escreveu livremente o texto inspirado na vida de Ritchie Valens, no formato teatral, e encomendou ao diretor Cesar Bournier a direção e adaptação para o formato musical, o maestro Ivan Cid, propôs as músicas e criou os arranjos originais. Vinte atores/cantores e três músicos se juntaram, através de uma audição pública, para formar o elenco. Para compor a equipe na execução do projeto, ingressaram na equipe os preparadores de elenco Mara Soto e Bruno Raphael, a fonoaudióloga e assistente de produção Priscila Mayer, o coach de língua estrangeira Douglas Cardozo e a coreógrafa Dani Greco.

Objetivo

Com a linguagem e a direção do espetáculo, uma visão leve e agradável, sobretudo com apelo emocional e afetivo das músicas selecionadas, apresentando a influência de Ritchie Valens aos caminhos que a música tomou na História, rompendo com tempo e espaço e influenciando gerações diversas da música, inclusive a atual. Esta influência se propagou para todo o mundo, demonstrada em nosso espetáculo com referências musicais em inglês, espanhol, latim, francês, italiano e até dialeto tribal. O dia da morte de Ritchie foi considerado, a partir de sua importância, como “o dia em que a música morreu”, eternizado por Don McLean através da canção “American Pie”.

Rayssa de Castro, autora e produtora, formada pela escola Le Monde de Artes Cênicas, Diretora do Grupo de Teatro Cara lavada. Cesar Bournier, diretor, ator, produtor e carnavalesco e cineasta, formado pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Ivan Cid, maestro, formado pela UNIRIO, Bacharel em Regência, Mestrado em Educação. Dani Greco, diretora de movimento, bailarina e coreógrafa.

Atuação:
Andressa Colares, Augusto Volcato, Carlos de Moraes, Chris Markes, Cristina Dias, Daniela Schimitz, Daniela Sousa, Danielle Barbos, Djanira de Paula, Gui Daiher, Joy Miranda, Mabê de Paiva, Mayara Tenório, Neyriellen Ferreira, Paulo Fernandes, Pedro Prado, Thaieny Monteiro, Viviane Delfino, e Wagnera.

Música:
Henrique Ayres na guitarra, Samuel Permino no baixo, Wagnera na bateria, Gui Daiher também na guitarra e o maestro Ivan Cid, no piano.

Equipe de preparação

Mara Soto, Bruno Raphael, Priscila Mayer, Douglas Cardozo, Dani Greco, Rayssa de Castro, Ivan Cid e Cesar Bournier.

La Bamba – O Musical
Datas: 06 a 30/06/2019
Local: Teatro XP Investimentos
Endereço: Av. Bartolomeu Mitre, 1110 (Jockey Club Brasileiro) – Leblon – Rio de Janeiro
Horário: Quinta a Sábado às 21h | Domingo às 20h
Abertura dos portões: 1h30 antes do espetáculo
Classificação etária: Livre. Menores de 05 anos devem entrar acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais.