Babita Mendonca

Inscrições Abertas para Oficina “Figurino para Cinema e Audiovisual”, Início 11 de Agosto

A Escola de Cinema Darcy Ribeiro promove o curso “Figurino para Cinema e Audiovisual” para quem quer conhecer mais sobre a atividade de figurinista. A Oficina Livre será ministrada pela Diretora de Arte e Figurinos Babita Mendonça, aos sábados, em quatro encontros, e tem início marcado para o dia 11 de Agosto.

Babita Mendonça é formada em Psicologia pela PUC-RJ e começou a trabalhar com audiovisual depois de uma temporada em Londres, onde estudou Design de Moda, Têxteis e Padronagens e estreou como Diretora de Arte e Figurinos em 1983, com filme “Garota Dourada”, da Antonio Calmon.

No cinema, trabalhou em produções de nomes como Deo Rangel, José Alvarenga, Paulo Sergio Almeida e Tizuka Iamazaki. Na televisão, atuou como figurinista em seriados e novelas, com destaque para séries como “Meu Amigo Encosto”, do Canal Viva; “Ribanceira”, reality fake do Canal Brasil; e “Sem Volta”, programa exibido pela TV Record. E desde 2000 vem ministrando cursos, oficinas e palestras sobre Figurinos e Indumentária.

O curso tem como proposta percorrer todas as etapas do processo criativo que guiam um projeto de figurino para audiovisual. Partindo de uma narrativa preestabelecida, as aulas serão focadas na atuação prática em equipe, englobando o tripé responsável (fotografia, cenário e figurino), a partir da utilização das principais técnicas de construção do projeto de figurino de uma obra, passando também por métodos de pesquisa e criação dos personagens.

Conteúdo programático:

Aula 01

  • A importância do Figurino dentro da dramaturgia numa obra de arte.
  • A Linguagem das roupas, o diálogo não verbal, a Semiótica.
  • Observação de imagens de figurinos desde os primórdios, no teatro grego, no começo do Século XX (ballet russo, cinemas americano, europeu e brasileiro) até tempos atuais.
  • Filmes para referência: 1) “O Baile”, de Ettore Scolla (1983) – filme sem diálogos, narrando quatro décadas de história; sendo as marcações de cena, dramaturgia e passagem de tempo assinaladas pelo vestuário. 2) “Crepúsculo dos Deuses”, de William Wilder (1950) – making off do figurino.

Aula 02

  • A partir do conceito estabelecido (definido pelo diretor, de modo geral), veremos como funciona o “tripé” da criação num trabalho audiovisual (Direção de Arte/ Cenografia, Fotografia, Figurino + Caracterização).
  • Trabalhando com uma paleta de cor definida pelos departamentos.
  • Filmes para referência: 1) “É Proibido Fumar”, de Anna Muilaert (2009) – narrativa contemporânea cujo making off nos faz entender o diálogo harmônico entre fotografia, direção de arte e figurino. 2) Imagens dos seguintes filmes: “Roda Gigante”, de Woody Allen, “Grande Hotel Budapeste”, de Wes Anderson e “West Side Story”, Jerome Robbins e Robert Wise.

Aula 03

  • Exercício Prático: trabalho com leitura de pequeno roteiro desde a análise técnica até chegar à construção dos personagens.
  • Nesse exercício de leitura faremos abordagem de continuidade: elipse, passagem de tempo e contagem de roupas. Uso de planilhas.
  • Proposta dos seguintes exercícios: “Eu como Personagem” e um “Projeto de Figurino” para esse texto lido.

Aula 04

  • Simulando a criação do personagem numa obra: “Eu como Personagem” traz a proposta de elaboração de “como se veste essa pessoa”, “quem é essa pessoa” com base em quem a gente mais conhece de si próprio.
  • O “Projeto de Figurino”. Nesse trabalho, casa aluno trará seu projeto individual, elaborando a apresentação como quiser: pranchas com desenhos, colagens ou pranchas virtuais etc.

Informações adicionais:

Datas das aulas: 11, 18 e 25/08 e 01/09 (sábados), das 10h às 14h.
Valor do investimento: R$350,00 pode ser parcelado em até 3x no cartão (presencialmente).
Dados Bancários para Depósito/Transferência (pagamentos à vista):
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7- Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03

Importante: Enviar comprovante para o e-mail da Secretaria confirmando a inscrição.

Dúvidas: secretaria@ecdr.org.br.

Por Luiz Magalhães.

 

WhatsappFITY

 


Most Recent Posts