Carol Vilamaro Lançou Documentário sobre Cineclubismo na Baixada Fluminense no Cine Odeon

A estudante Carol Vilamaro que fez  o curso “Cineastas do Futuro” da Escola de Cinema Darcy Ribeiro,  lançou dia 08 de março de 2018, no Cine Odeon, Centro do Rio, o documentário “Cinecublismo na BF”. O filme aborda o movimento cineclubista na Baixada Fluminense, e segundo Carol, espera contribuir para o registro da memória de um território mostrando o que ele tem de melhor.

A Baixada Fluminense é um terreno fértil e efervescente de produção cultural, onde coletivos culturais independentes iniciaram um movimento cineclubista que leva o cinema até o espectador. Os Cineclubes têm papel fundamental na construção social das regiões periféricas e abrem o debate para transformação do cotidiano em seu território. O documentário Cineclubismo na BF mostra a atuação de alguns dos principais Cineclubes da Baixada Fluminense.

O filme procura responder questões como surgiram e como atuam esses Cineclubes; quem são os idealizadores e porque decidiram começar esse trabalho; qual a importância de ter um Cineclube nas cidades e bairros onde atuam. Para responder essas perguntas Foram ouvidos os seguintes cineclubes:

Cineclube Mate com Angu, de Duque de Caxias; Cineclube Buraco do Getúlio, de Nova Iguaçu; Cineclube Donana, de Belford Roxo; Cineclube Cinema de Guerrilha, de São João de Meriti Cineclube Facção Feminista, itinerante; Cineclube Xuxu com Xis, intinerante.

Nos Cineclubes, os filmes são a ponte entre as pessoas e a relação com o espectador é mais importante que o lucro. Por muito tempo perpetuou-se a ideia de que a Baixada Fluminense é uma região carente de cultura. Através da atuação dos cineclubes, os moradores dessa região não precisam se locomover para outros municípios e regiões centrais para consumir cultura. Os Cineclubes levam os filmes para as praças, bares, escolas e onde mais tiver espaço para exibir.

“É onde o cidadão retoma o direito à cultura e percebe que pode participar da transformação do cotidiano em seu território. Acreditamos que promover Cineclubes é preservar a possibilidade do encontro, da identificação com o outro e o prazer de compartilhar e motivar pessoas”, afirma a diretora.

Trailer Oficial: https://www.youtube.com/watch?v=sTQOCubrs9k

Roteiro e Direção: Carol Vilamaro