INSTALAÇÕES

Localizada no centro histórico do Rio de Janeiro, em uma área de intensa atividade cultural, a Escola de Cinema Darcy Ribeiro é um centro permanente de formação profissional continuada, dinâmica e interativa, voltada para a pesquisa, experimentação e produção audiovisual brasileira.

edificio

Com área total de aproximadamente 3 mil m2, o  edifício tem cinco andares e é de estilo arquitetônico eclético do início do século passado.

saladeaula

Os primeiros andares abrigam as áreas administrativas, a Secretaria Escolar, o Centro de Documentação e Referência, espaços de convivência, nove salas de aula, duas ilhas de edição, Cineclube, Lounge de Roteiro, além de salão de eventos, com capacidade para receber até 300 pessoas.

terraco

Os dois últimos andares são utilizados como espaços de criação artística e como locação para os exercícios de prática de realização dos alunos dos Cursos Regulares.

Em 13 anos de atividades, a ECDR recebeu e capacitou mais de 9 mil alunos oriundos de todas as regiões do Brasil e de diferentes países do mundo, primando pela diversidade e pluralidade e pela interação colaborativa de alunos de diferentes origens e classes sociais. Destes, cerca de 90 por cento encontraram inserção no mercado de trabalho, atuando em produtoras, empresas de cinema e canais de televisão, realizando filmes e demais produtos audiovisuais.

A Escola também atende a demandas específicas do setor audiovisual, oferecendo cursos a profissionais já inseridos no mercado que necessitem de atualização técnica.

Tendo como princípio democratizar o acesso à formação audiovisual, a Darcy Ribeiro oferece também cursos a zero custo com reservas de 1/3 de vagas para alunos oriundos de Organizações sociais.

biblioteca escola darcy ribeiro

Centro de Documentação e Referência

Biblioteca, filmoteca e biblioteca de roteiros, com acervo oriundo de coleções particulares de cineastas, atores e críticos de cinema, como Daniel Filho, José Wilker e Moniz Viana, entre outros.

.

cineclube escola darcy ribeiro

Cineclube

Inaugurado em 2005, cumpre o papel de ampliar o acesso à cultura e contribuir para a formação e consolidação da plateia para o Cinema. A curadoria é programada por cineastas e críticos.

serie encontros escola darcy ribeiro

 Série Encontros

Atividade regular da Escola, em que são convidados nomes expressivos do cinema nacional e internacional para uma rodada de conversas com os estudantes e cinéfilos.

territorio livre escola darcy ribeiro

Território Livre

Mostras e lançamentos de filmes, debates, espetáculos, workshops  e exposições.