Escola de Cinema Darcy Ribeiro Realiza Oficina Livre de Atuação para Cinema, com Célia Maracajá

A Escola de Cinema Darcy Ribeiro abre inscrições para a Oficina Livre de “Atuação para Cinema”, que será ministrada pela atriz e diretora paraense Célia Maracajá. Formada em Teatro e em Dança pela Universidade Federal do Pará, a artista já atuou para nomes como Augusto Boal, José Celso Martinez Correa, João Batista de Andrade, Sérgio Bianchi e Joaquim Pedro de Andrade. A oficina começa dia 21 de julho.

A oficina pretende gerar reflexões sobre o papel do ator enquanto criador ou co-criador da obra cinematográfica, oferecendo embasamento prático e teórico a partir do conhecimento das diversas escolas de interpretação teatral e suas traduções para a linguagem do cinema.

O conteúdo programático permeia diversas modalidades de interpretação e de estilos de linguagem: Cinema Novo, Nouvelle Vague, Neorrealismo e Udi Grudi, dentre outras, examinando os diversos métodos de construção dos personagens e a relação entre o diretor e o ator neste processo.

Com carga horária de 18 horas, dividida em 6 aulas, a oficina é destinada a cineastas e atores em formação e acontecerá aos sábados, entre 10h e 13h.

Conteúdo das aulas:

1ª aula

• O método de Konstantin Stanislavski;
  • Exercícios práticos: concentração, energia cênica e corpo e voz.

2ª aula

• Conversando com Jerzy Grotovski;
  • Exercícios práticos: trocas e experiências cênicas.

3ª aula

• Antonin Artaud: organicidade em cena;
  • Exercício prático de criatividade diante da câmera.

4ª aula

• Exibição de filme;
  • Análise dos personagens.

5ª aula

• Conversando com diretor de cinema;
  • Exercício prático de construção de personagem.

6ª aula

• Vivência de set;
  • Exercícios filmados, trabalhando a relação entre ator e diretor.

Informações adicionais:

Datas das aulas: 21 e 28/07 e 04, 11, 18 e 25/08 (sábados), das 10:00 às 13:00.
Valor total: R$300,00 pode ser parcelado em até 2x no cartão (presencialmente).
Dados Bancários para Depósito/Transferência (pagamentos à vista):
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7- Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03.
Obs: Enviar comprovante para o e-mail da Secretaria confirmando a inscrição para o e-mal [email protected].

Por Luiz Magalhães

Most Recent Posts