Escola de Cinema Darcy Ribeiro Com Inscrições Abertas para Oficina Imagem-Espaço: Cinema e Direção de Arte

A Escola de Cinema Darcy Ribeiro está com inscrições abertas para oficinas livres de cinema durante os meses de novembro e dezembro.  Jean-Louis Leblanc ministra a oficina Imagem-Espaço: Cinema e Direção de Arte.

O curso propõe uma trajetória, abordando e defendendo a existência de umaImagem-Espaço. Através dos Sentidos, das Artes e do Cinema, exemplifica e descreve os processos de Escultura e Modelagem do Espaço (seleção e edição dasImagens-Espaço) e, de maneira específica, apresenta os agentes destes processos no Cinema (sua realização, suas disciplinas e seus departamentos), dando ênfase para o departamento de Direção de Arte (Production Design), transmitindo noções conceituais, práticas e técnicas. Propõe ainda a reflexão sobre o resultado do espaço esculpido no filme projetado, sincretismo de real e irreal, onde agora a tela detém e contém o espaço e a vida.

O professor  Jean-Louis Leblanc é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e pós-graduado em Arquitetura Urbana na Université Paris 8 e em Cad/Cam na École Supérieure d’Architecture, Paris. É diretor de arte há 22 anos, com experiências em produções brasileiras e estrangeiras. Realizou vários longas-metragens entre os quais Cronicamente Inviável de Sérgio Bianchi, O caminho das nuvens de Vicente Amorim, Caixa 2 de Bruno Barreto, Reflexões de um liquidificador  de André Klotzel e Un giorno devi andare (seleção Sundance 2013) de Giorgio Diritti.

No link mais informações sobre a oficina: http://www.escoladarcyribeiro.org.br/oficina-livre-imagem-espaco-cinema-e-direcao-de-arte/