CURSO DESENHO DE SOM E MIXAGEM

Professor: Ricardo Mansur
Não há pré-requisitos
horário Quartas e sextas, das 19h às 21h.
carga horária 15 horas/aula
modalidade: online
plataforma: Zoom

INSCRIÇÕES:

Preencher a ficha de inscrição e enviar para: [email protected] e/ou [email protected].

FORMAS DE PAGAMENTO:
Em breve.

EMENTA
Som e percepção. Natureza das frequências audíveis. O ruído e a música concreta como ferramenta narrativa cinematográfica. Temporalidade, ambiência e ritmo. Desenho Sonoro e Mixagem tratará da teoria e da prática acerca da narrativa sonora, do desenho sonoro e da mixagem no cinema e audiovisual. Entre os pontos abordados estão as atitudes de escuta, os estilos de sonorização, o roteiro sonoro, a paisagem sonora, a utilização de música, os conceitos de captação, além dos aspectos técnicos (Mono, estéreo e 5.1., softwares de desenho de som, plug-ins, canais de áudio, auxiliares e master) e dos procedimentos próprios a realização da criação de ruídos (foleys) e da prática do desenho sonoro como fluxo de trabalho, equalização, compressão, reverbs e efeitos, mixagem e finalização.

OBJETIVOS
A partir de aulas teóricas e práticas, da leitura de textos constantes da bibliografia, da análise fílmico-sonora e da prática do desenho sonoro no software Pro-Tools, capacitar o aluno a conceber e realizar o desenho sonoro de obras audiovisuais, bem como dialogar e colaborar com profissionais de sound design e técnicos de som no mercado.

AVALIAÇÃO
Realizada mediante a entrega e apresentação de trabalhos propostos pelo professor, considerando também o engajamento nas aulas e a presença do aluno. A ECDR exige 75% de presença para a entrega do certificado de conclusão.

PROFESSOR
Ricardo Mansur é desenhista de som, músico, compositor, diretor de áudio e diretor cinematográfico. Desde 1987, compõe e produz trilhas para teatro, televisão e cinema. Finalista do prêmio da música brasileira com o cd Terra de Índio na categoria revelação, 1995. Diretor de música e áudio da TPA – Televisão Pública de Angola, 2002. Produtor musical e arranjador dos Cds de João de Aquino “A Taba e o Tambor” (2005), “Máquina Comovente” de Marco Jabu (2003) e “Sambambas” de Davi do Pandeiro (2003). Professor do Senac do curso de produção musical (2007). Desenhista de som e mixador dos longas: “Paixão e Virtude”, direção Ricardo Miranda (2014). “Feio, eu?”, direção Helena Ignez (2013), “Dois Casamentos”, direção Luiz Rosemberg Filho (2015), “Flutuantes” de Rodrigo Savastano (2015) entre outros e vários curta-metragens.

Diretor cinematográfico do filme “Quinto Andar”, Premiado no Festival Visões Periféricas 2013. Mixador das séries televisivas Brasil Visual, direção Rosa Melo e Retornados, direçao Maria Pereira e Simplício Neto. Curador da Mostra do filme livre 2015/2016. Professor de desenho de som na ECDR (Escola de cinema Darcy Ribeiro) 2017 e na EAV-Parque Laje onde ministra o Laboratório de música concreta e estética sonora para imagem em movimento – 2017 . Artista Advance no site Pond 5.