CURSO DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Professora: Márcia Bessa
Carga horária: 28h (14 aulas)

EMENTA
O conceito de produção cinematográfica e audiovisual. As etapas do processo de produção. As
diferentes funções do produtor. A equipe técnica e o departamento de produção. Os
documentos e formulários de produção. A elaboração de projetos audiovisuais. Os diferentes
formatos, plataformas e a cultura da convergência. A legislação e o mercado de cinema e
audiovisual.

OBJETIVOS
– Conhecer todas as etapas da produção audiovisual;
– Compreender o papel do produtor e de sua equipe na indústria audiovisual;
– Aprofundar conhecimentos sobre os sistemas de produção da política audiovisual, suas
formas de incentivo e suas relações mercadológicas;
– Desenvolver competências para a execução de projetos para o mercado audiovisual.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1ª Aula: apresentação do curso, da professora e dos estudantes.
2ª Aula: conceitos de produção cinematográfica e audiovisual.
3ª Aula: processo de realização cinematográfica e audiovisual: preparação, pré-produção,
produção e pós-produção.
4ª Aula: equipe de produção: estrutura e funções de seus distintos membros. As tarefas do
produtor.
5ª Aula: documentos de produção: análise técnica, plano de filmagem, cronograma de
produção e orçamento. Formulários, cartas, autorizações e contratos diversos.
6ª Aula: elaboração de projetos audiovisuais: análise técnica.
7ª Aula: elaboração de projetos audiovisuais: plano de filmagem.
8ª Aula: elaboração de projetos audiovisuais: orçamento.
9ª Aula: elaboração de projetos audiovisuais: sinopse, objetivos e justificativa.
10ª Aula: elaboração de projetos audiovisuais: orientações e dúvidas.
11ª Aula: política nacional do audiovisual: produção, distribuição e exibição.
12ª Aula: papel da Ancine e as formas atuais de fomento: Leis de Incentivo e Fundo Setorial do
Audiovisual (FSA).
13ª Aula: mercado audiovisual brasileiro. Formatos e janelas de exibição disponíveis.
Convergência digital e ambiente multiplataforma. Entrega dos projetos audiovisuais pelos
estudantes.
14ª Aula: entrega de notas e feedbacks aos estudantes.

METODOLOGIA
Aulas expositivas, dinâmicas e participativas. Leituras de textos. Exemplos de projetos, debates
e exercícios práticos. Apresentações de trechos de filmes e outros produtos audiovisuais.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Trabalhos pontuados envolvendo leituras de textos, vistas de filmes e resenhas (até 3 pontos)
e elaboração de projeto audiovisual final (complementar o total de pontos, até 10 pontos).

FILMOGRAFIA
– “Diário de uma filmagem” (1986), de Ingmar Bergman.
– “Festim diabólico” (1948), de Alfred Hitchcock.
– “O apocalipse de um cineasta” (1991), de Eleanor Coppola, Fax Bahr e George Hickenlooper.
– “O jogador” (1992), de Robert Altman.
– “A Noite americana” (1973), de François Truffaut.
– “Vivendo no abandono” (1995), de Tom DiCillo.