CURSO POÉTICAS DO AUDIOVISUAL

Professor: Lucas Murari
Carga horária: 14 aulas

EMENTA
Uma das principais questões referentes a Teoria do Cinema foi o aprofundamento do termo “Linguagem Cinematográfica”. Nas últimas décadas, no entanto, a linguagem – audiovisual – transbordou e se faz presente nas mais diferentes mídias, como na televisão e nas novas mídias (celular, internet, realidade virtual).

Algumas nomenclaturas surgiram buscando diferentes modalidades de expressão por meio das imagens técnicas: cinema de autor, expandido, videoarte, experimental, filme-ensaio, filme de artista, home movies etc. Nesse sentido, é importante pensar o cinema em relação a outras artes e manifestações culturais. A linguagem cinematográfica se encontra hoje em toda parte. A produção audiovisual contemporânea é fortemente marcada por esse campo de transmidialidade, em que diversas práticas artísticas se entrecruzam. Entendemos, nesse contexto, o filme como espaço de experimentação e
liberdade criativa.

OBJETIVOS
O objetivo geral deste curso é apresentar diferentes estratégias e linguagens adotadas no audiovisual moderno e contemporâneo, com ênfase na produção realizada a partir da segunda metade do século XX. Serão discutidas ao longo das aulas algumas das principais questões conceituais que tem marcado o campo do cinema nas últimas décadas.

METODOLOGIA
Os meios que serão utilizados no curso serão um complexo de aulas expositivas e visionamento de trechos de filmes.

INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
O trabalho final da disciplina POÉTICAS DO AUDIOVISUAL é a entrega de um filme ancorado nas discussões propostas ao longo das aulas. A ideia é que cada estudante dialogue com uma estratégia específica.