CURSO CRIAÇÃO DE FIGURINO PARA MÍDIAS AUDIOVISUAIS

Professor: Babita Mendonça
Não há pré-requisitos
horário sextas, das 19h às 21h.
carga horária 18 horas/aula
modalidade: online
plataforma: Zoom

INSCRIÇÕES:

Preencher a ficha de inscrição e enviar para: [email protected] e/ou [email protected].

FORMAS DE PAGAMENTO:
Em breve.

EMENTA
Desenvolvimento de um projeto de figurino. Do trabalho em equipe até a construção do projeto, o curso tratará da pesquisa e da criação dos figurinos dos personagens e da relação com as etapas de pré-produção, produção, filmagem e desprodução. Serão propostos exercícios de análise técnica, decupagem, planilhas e mapas de figurino de elenco principal, elenco de apoio/ participações e figuração e também exercícios de composição de personagem.

OBJETIVOS
Promover embasamento teórico e prático e permitir uma experiência pormenoriza das etapas de
desenvolvimento de um projeto, da metodologia do sistema de criação, do conceito, produção, filmagens e
desprodução e treinar o “olhar de figurino” dos alunos.

AVALIAÇÃO
Realizada mediante a entrega e apresentação de trabalhos propostos e a avaliação do engajamento e da presença do aluno nas aulas. A ECDR exige 75% de presença para a entrega do certificado de conclusão.

PROFESSORA
Babita Mendonça é carioca, cursou Psicologia na PUC-RJ e começou a trabalhar com audiovisual depois de uma temporada em Londres onde estudou Design de Moda, Têxteis e Padronagens. Inicialmente trabalhou como estilista, produtora de moda e objetos de cena e, a partir de 1983, passou definitivamente para a Direção de Arte e Figurinos. Colaborou com Murilo Salles nos longas “Nunca Fomos Tão Felizes”(1983) e “Faca de Dois Gumes”(1988) e assinou “Garota Dourada” de Antonio Calmon (1983), ”Os Trapalhões na Arca de Noé”, de Deo Rangel (1984), “Robin Wood e os Trapalhões” (1990) e “Trapalhões e a Árvore da Juventude” (1991), de José Alvarenga. Fez os figurinos de “Banana Split” (1986), de Paulo Sergio Almeida e de “Xuxa Pop Star” (2000), também de Paulo Sergio Almeida e Tizuka Iamazaki.

Na televisão, trabalhou em programas, séries e novelas da TV Manchete, Globo, Bandeirantes, GNT, Multishow e Canal Futura. Fez figurinos de muitas séries entre elas “Meu Amigo Encosto”, para o Canal Viva, a série reality fake “Ribanceira”, para o Canal Brasil e “Sem Volta”, exibida pela TV Record. Fez inúmeros filmes publicitários nacionais e estrangeiros, além de Institucionais para o “Bolsa Família” e o “Canal Saúde”. Desde 2000, ministra cursos, oficinas e palestras sobre Figurinos e Indumentária na AICTV, SENAI/CETIQT, SENAC, ESTÁCIO, Fundição Progresso, além de workshops, consultorias e palestras para particulares, empresas e grupos.