OFICINA LIVRE DE CONTINUIDADE PARA CINEMA, TV E INTERNET

CARGA HORÁRIA: 26h
DATA: Nova data em breve
VALOR: R$ 500,00.
5% de desconto no pagamento à vista ou parcelado em até 3x no cartão (presencialmente).
Estudantes e ex-estudantes da Escola têm 15% de desconto.

Dados Bancários para Depósito/Transferência (pagamentos à vista):
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7
Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03

Importante: Envie o comprovante do depósito/transferência para os e-mails [email protected] e [email protected]

2. APRESENTAÇÃO:

A ideia desta oficina é aprofundar a técnica de “decupagem” de roteiros cinematográficos, de capítulos para novela, de seriados, ou série, para TV ou Internet, sempre do ponto de vista da continuidade. Aprofundar as técnicas que envolvem a continuidade cênica, a leitura e o contato com os diferentes textos para cada formato. Trabalharemos a construção de uma estrutura de continuidade. Filmaremos uma cena e montaremos os planos filmados. Carga horária de 26 horas.

A principal característica do profissional de Continuidade é supervisionar o roteiro, aprofundando o entendimento do que o autor pretende com aquela obra. A função, faz o “link” com todos os departamentos da equipe, dentro do conceito estabelecido pela direção artística e das necessidades de produção. Organiza as diversas informações antes e durante realização do set e transfere à montagem as indicações de como cada plano foi executado e as possíveis questões que poderão interferir na edição final. Este processo é minucioso, requer estratégia e muita atenção, além da elaboração de conceitos subjetivos (passagem de tempo no texto), objetivos (precisão na observação durante a realização do set) e técnicos (áudio e a fotografia), por exemplo.

3. PROFESSORA:

Mara Cecília é continuísta atuando no mercado audiovisual desde 1984. Ao longo do período, trabalhou em produções de longa-metragem, novelas e séries (para TV aberta e fechada). Mais recentemente, no premiado Quase Memória (Ruy Guerra); Vai Que Da Certo 2 (Maurício Farias), Um Tio Quase Perfeito ( Pedro Antônio) Minha Vida Em Marte ( Susana Grarcia); nas séries A Grande Família, Tapas e Beijos, E aí, Comeu? E DAAS- A Divisão e em duas temporadas do seriado A Vila, para o Multishow.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

A oficina estará distribuída em 5 aulas:

Dias 07, 08 e 09/01: aulas teóricas (09h às 13h)
Dia 10/01: (filmagem das 09h às 18h com 1 hora de intervalo)
Dia 11/02: montagem da cena filmada (09h às 14h)

Aula 1 – Aberta ao público

A leitura e o contato com os diferentes textos para cada formato. A separação minuciosa (decupagem) de cenário, locação, arte, cenografia, figurino, maquiagem e adereços que cada texto requer. Escolheremos um dos formatos, e texto, para executarmos até o fim deste módulo.

Aula 2

Apresentaremos como se dá a construção de uma estrutura de continuidade, cena a cena, revisando o trabalho de “decupagem” e a preocupação com cada departamento.

Aula 3

Construiremos o “boletim de continuidade” de acordo com as necessidades do formato escolhido tanto impresso como digital. Apresentaremos aplicativos do mercado. Apontaremos as questões de “eixo de câmera” e faremos um “check” de todo o material necessário à/ao continuísta para a filmagem.

Aula 4

Primeiro dia prático, com a realização de um set de filmagem, envolvendo equipamentos de captação de som e imagem dos laboratórios da ECDR, exercitando as várias atividades do profissional de continuidade e como elas se desenvolvem nos sets de uma produção audiovisual. Será abordada, também, continuidade de eixo, continuidade de ação, continuidade de figurino e maquiagem. A cena gravada será escolhida a partir dos textos trabalhados.

Aula 5

Segundo dia prático, editaremos e sonorizaremos o material gravado na ilha de edição da ECDR, finalizando a trajetória da continuidade na realização de um produto audiovisual.

Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido.

Oficina para iniciantes, mas é necessário que o aluno tenha noções básicas de como se realiza um produto audiovisual.

Você ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com a gente.

Tel. (21) 2233-0224 / 2516-3514 // WhatsApp (21 98909-3774)
[email protected] / [email protected] / www.escoladarcyribeiro.org.br

Venha fazer parte da Geração Darcy!