OFICINA DE EXECUÇÃO DE FIGURINO PARA MÍDIAS AUDIOVISUAIS

SEMESTRE LETIVO: 2019.2
PROFESSORA: Babita Mendonça
CARGA HORÁRIA: 16 horas
DATA: 14, 21, 28/09 e 05/10 (sábados), das 10h às 14h.
INVESTIMENTO: R$400,00
10% de desconto para quem estuda na escola ou se inscreve em dois ou mais cursos*.
5% de desconto para quem se inscrever até o dia 07/09.
5% de desconto para pagamentos à vista (dinheiro ou transferência bancária).
O pagamento pode ser parcelado em até 2x no cartão (presencialmente).

Dados Bancários para Depósito/Transferência (pagamentos à vista):
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7
Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03

Importante: Envie o comprovante do depósito/transferência para os e-mails [email protected] e [email protected]

*Desconto não cumulativo

2. APRESENTAÇÃO:

O curso trata do sistema de produção de figurinos: produção, execução dos figurinos aprovados, filmagem e desprodução. São abordadas técnicas de produção e execução, prazos e cronogramas, orçamento, controle financeiro do departamento e prestação de contas, permutas e merchandisings.

3. PROFESSORA:

Babita Mendonça é carioca, cursou Psicologia na PUC-RJ e começou a trabalhar com audiovisual depois de uma temporada em Londres onde estudou Design de Moda, Têxteis e Padronagens. Inicialmente trabalhou como estilista, produtora de moda e objetos de cena e, a partir de 1983, passou definitivamente para a Direção de Arte e Figurinos. Colaborou com Murilo Salles nos longas “Nunca Fomos Tão Felizes” (1983) e “Faca de Dois Gumes”(1988) e assinou “Garota Dourada” de Antonio Calmon (1983), ”Os Trapalhões na Arca de Noé”, de Deo Rangel (1984), “Robin Wood e os Trapalhões” (1990) e “Trapalhões e a Árvore da Juventude” (1991), de José Alvarenga. Fez os figurinos de “Banana Split” (1986), de Paulo Sergio Almeida e de “Xuxa Pop Star” (2000), também de Paulo Sergio Almeida e Tizuka Iamazaki. Na televisão, trabalhou em programas, séries e novelas da TV Manchete, Globo, Bandeirantes, GNT, Multishow e Canal Futura. Fez figurinos de muitas séries entre elas “Meu Amigo Encosto”, para o Canal Viva, a série reality fake “Ribanceira”, para o Canal Brasil e “Sem Volta”, exibida pela TV Record. Fez inúmeros filmes publicitários nacionais e estrangeiros, além de Institucionais para o “Bolsa Família” e o “Canal Saúde”. Desde 2000, ministra cursos, oficinas e palestras sobre Figurinos e Indumentária na AICTV, SENAI/CETIQT, SENAC, ESTÁCIO, Fundição Progresso, além de workshops, consultorias e palestras para particulares, empresas e grupos.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Aula 1

Trabalho com ROTEIRO, leitura e exercício de Análise Técnica.
Continuidade, elipse, passagem de tempo. O caminho da roupa.
Elaboração do Projeto de Figurino para trabalhar as etapas que se seguem.
Sempre obedecendo ao conceito (dado pela Direção, de modo geral), vamos aprofundar como se dá o funcionamento da equipe de narrativa visual (Direção de Arte/Cenografia, Fotografia, Figurino + Caracterização), o estabelecimento da linguagem da narrativa visual e o trabalho com paleta de cor definida.
Exemplos de filmes, making offs e imagens selecionadas.

Aula 2

A equipe num projeto. Quem é quem e quem faz o que. A hierarquia.
Funções do assistente de figurino. A base, a produção de rua e o set.
As etapas do Sistema de Produção: a produção, a filmagem ou estreia no caso de teatro e a desprodução.
O dia a dia na produção e das filmagens. Cronograma de Produção e Plano de Filmagem ou Gravação. Planilhas das etapas.
Os vilões da produção: prazo e orçamento.
Observação de filmes com making offs de equipes trabalhando e imagens selecionadas.

Aula 3

Montando um figurino:
– Figurino de época
– Figurino atual
– Figurino construído
A elaboração de um projeto de figurino e seu custo: o montante de figurinos para cada personagem com detalhamento. O enxoval dos personagens em planilha para checagem e orçamento.
Previsão de roupas duplas ou específicas, roupas de conforto e sobras para opções por segurança.
Observação de alguns exemplos de trabalhos com características do programa da aula.

Aula 4

Com a simulação de um orçamento para o nosso projeto, vamos ver o planejamento dos custos e o controle financeiro, fazendo o projeto caber dentro desse orçamento.
Veremos também as possibilidades de empréstimos, permutas e merchandisings.
A desprodução: devoluções, pagamentos e prestação de contas. Fechamento do trabalho.
Créditos de agradecimento.
Encerramento.

5. INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido (75%).
A realização do curso está sujeita a um número mínimo de inscritos.

Você ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com a gente.

Tel. (21) 2233-0224 / 2516-3514 // WhatsApp (21 98909-3774)
[email protected] / [email protected] / www.escoladarcyribeiro.org.br

Venha fazer parte da Geração Darcy!