CURSO DE DESENHO DE SOM: A NARRATIVA SONORA E A MÚSICA DOS RUÍDOS

CARGA HORÁRIA: 15 horas
DATA: NOVAS DATAS EM BREVE
INVESTIMENTO: R$720,00
10% de desconto para quem estuda ou já estudou na escola.
Ou pode ser parcelado em até 2x no cartão (presencialmente).

Dados Bancários para Depósito/Transferência (pagamentos à vista):
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7
Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03

Importante: Envie o comprovante do depósito/transferência para os e-mails [email protected] e [email protected]

2. APRESENTAÇÃO:

Curso teórico e prático acerca da narrativa sonora, do desenho sonoro e da mixagem no cinema e audiovisual.

3. PROFESSOR:

Ricardo Mansur é desenhista de som, músico, compositor, diretor de áudio e diretor cinematográfico. Desde 1987, compõe e produz trilhas para teatro, televisão e cinema. Finalista do prêmio da música brasileira com o cd Terra de Índio na categoria revelação, 1995. Diretor de música e áudio da TPA – Televisão Pública de Angola, 2002. Produtor musical e arranjador dos Cds de João de Aquino “A Taba e o Tambor” (2005), “Máquina Comovente” de Marco Jabu (2003) e “Sambambas” de Davi do Pandeiro (2003). Professor do Senac do curso de produção musical (2007). Desenhista de som e mixador dos longas: “Paixão e Virtude”, direção Ricardo Miranda (2014). “Feio, eu?”, direção Helena Ignez (2013), “Dois Casamentos”, direção Luiz Rosemberg Filho (2015), “Flutuantes” de Rodrigo Savastano (2015) entre outros e vários curta-metragens. Diretor cinematográfico do filme “Quinto Andar”, Premiado no Festival Visões Periféricas 2013. Mixador das séries televisivas Brasil Visual, direção Rosa Melo e Retornados, direçao Maria Pereira e Simplício Neto. Curador da Mostra do filme livre 2015/2016. Professor de desenho de som na ECDR (Escola de cinema Darcy Ribeiro) 2017 e na EAV-Parque Laje onde ministra o Laboratório de música concreta e estética sonora para imagem em movimento – 2017 . Artista Advance no site Pond 5.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Aula 1

Som e percepção. Natureza das frequências audíveis. O ruído e a música concreta como ferramenta narrativa cinematográfica. Temporalidade, ambiência e ritmo. Audiovisão segundo Michel Chion.

Aula 2

As atitudes de escuta. Estilos de sonorização. Roteiro sonoro. Paisagem sonora. Mono, estéreo e 5.1. Conceitos de captação. Softwares de desenho de som. Plug-ins. Utilização de música. Análise fílmico-sonora.

Aula 3

Fluxo de trabalho. Prática de desenho sonoro. Equalização, compressão, reverbs e efeitos. Canais de áudio, auxiliares e master. Mixagem e finalização. Análise fílmico-sonora.

Aula 4

Prática de criação de ruídos (foleys). Prática de desenho sonoro. Análise fílmico-sonora. Apreciação e análise dos trabalhos realizados.

Aula 5

A música dos ruídos. Arte sonora. Eletroacústica e música concreta. Análise de trabalhos realizados.

Aula 6

A dialética – redundância e informação – na composição da narrativa sonora. Análise de trabalhos realizados.

Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido (75%).

Você ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com a gente.

Tel. (21) 2233-0224 / 2516-3514 // WhatsApp (21 98909-3774)
[email protected] / [email protected] / www.escoladarcyribeiro.org.br

Venha fazer parte da Geração Darcy!