CURSO CINEMA ENSAIO

Professora: Adriana Cursino
Não há pré-requisitos
horário: Quartas, das 19h às 21h.
carga horária 18 horas
modalidade: online
plataforma: Zoom

INSCRIÇÕES:

Preencher a ficha de inscrição e enviar para: [email protected] e/ou [email protected].

FORMAS DE PAGAMENTO:
Em breve.

APRESENTAÇÃO
No curso estudaremos o cinema de apropriação. Além de analisar sua formação e desenvolvimento ao longo da história do cinema, estudaremos as variações que teve nas práticas documentais e ensaísticas. As aulas serão expositivas com exibição de fragmentos de filmes, leituras e debates fundamentados em textos críticos.

O curso também conta com uma parte prática, onde os alunos elaborarão propostas de um filme-ensaio com materiais de arquivo. O objetivo será cada aluno apresentar um filme-ensaio de até 5″. Para isto, discutiremos previamente as etapas de criação de um filme-ensaio e analisaremos conjuntamente a metodologia, estética e narrativa mais adequadas para cada caso. Cada aluno deverá apresentar a proposta escrita de seu projeto.

PROPOSTA
O objetivo deste curso de curta duração é expor as especificidades do cinema-ensaio, estimulando a reflexão e a realização.

AVALIAÇÃO
A avaliação irá considerar a entrega do trabalho, presença e o engajamento nas aulas. A ECDR exige 75% de presença para a entrega do certificado de conclusão.

PROFESSORA
Adriana Cursino é pós-doutora em Comunicação e Audiovisual. É pesquisadora, professora (IE University y Instituto del Cine Madrid) e documentarista. Dirigiu Estado de Seca (2007) e Viaje a Yebisah (2014). É autora dos livros “Introdução ao Audiovisual” (2007), “História do Audiovisual” (2008) e “Análise e Crítica do Audiovisual” (2010), publicados pela Editora CCAA no Brasil. Como investigadora pós-doutoral (Universidad Carlos III de Madrid) realizou pesquisa sobre diários e cartas fílmicas com supervisão do autor Antonio Weinrichter. Atualmente, prepara um longa-documental sobre o músico brasileiro Hermeto Pascoal.