OFICINA LIVRE A CONSTRUÇÃO DE UM ROTEIRO PARA WEBSÉRIE

SEMESTRE LETIVO: 2019.1
PROFESSORA: Sandra Pereira
CARGA HORÁRIA: 16 horas
DATA: 06, 13, 20 e 27/04 (sábados), das 14h às 17h.
VALOR: R$220,00
10% de desconto para quem é ou já foi estudante da escola.
Ou pode ser parcelado em até 2x no cartão (presencialmente).

Dados Bancários para Depósito/Transferência (pagamentos à vista):
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7
Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03

Importante: Envie o comprovante do depósito/transferência para os e-mails [email protected] e [email protected]

2. APRESENTAÇÃO:

A circulação de produções independentes na internet, em inúmeros casos, sem aparato técnico e com linguagens totalmente livres, é um fenômeno das últimas décadas.

No mesmo caminho, a websérie, provida de recursos profissionais como equipamentos sofisticados, equipe técnica, produção, roteiro, direção, e bons atores, surge e cresce podendo se reproduzir em canais das tevês, algumas vezes com ajustes para adequação ao público, outras vezes, não. Fato é que as narrativas seriadas estão com toda a força nas novas mídias e a tendência é expandir ainda mais esses produtos. Não por acaso, chama atenção de profissionais do ramo audiovisual tanto já consagrados quanto iniciantes. Além disso, no Brasil, já existem editais públicos voltados para webséries.

Dentro deste cenário, o objetivo da Oficina “Construção de uma websérie” é abordar: a ideia ao texto final do argumento de um piloto, passando pelo formato, estrutura, personagens e elementos essenciais da técnica de escrita de roteiro. No caso das produções independentes, busca-se ainda propor ações para plataformas como Youtube e redes sociais no sentido de atrair mais acessos para esses vídeos desenvolvidos unicamente para a internet.

3. PROFESSORA:

Sandra Pereira é jornalista e mestre em Mídia e Cotidiano, com ênfase em cinema documentário, ambos pela UFF. Roteirista formada pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro. É roteirista do longa-metragem “Diga o meu nome”, projeto selecionado para o 12º Encontro de Coprodução do Festival Internacional de Cine em Guadalajara-México, vencedor do Edital do CineBrasil TV e aprovado no Prodav 02 do FSA (Ancine). O filme está em fase de finalização. Ministrou cursos de Introdução ao Cinema Documentário e de Roteiro de ficção, no SESC Copacabana e no Festival de Inverno do SESC, respectivamente. Em 2018, foi uma finalistas do laboratório de roteiristas da Escola de Cinema Darcy Ribeiro e Curadora da Primeira Etapa (Semifinalistas) do Laboratório de Desenvolvimento de Argumentos (Longa-Metragem) do II ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual. É roteirista e diretora da websérie independente “Fora de Expediente”. Também escreve roteiros para graduação EAD do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Aula 1

– Narrativa seriada (episódica com arcos curtos e longos)
– Diferença entre cinema e websérie
– Formatos de produções seriadas na web: ficção e documentário
– Temas possíveis para abordar em uma websérie
– A escolha da premissa
– Grande Público x Público Segmentado: O que vale a pena disputar?
– Exibição de trechos de séries e webséries + debate com a turma

Aula 2

– Gêneros: drama, comédia / sub-gêneros: tragédia e farsa
– Linhas gerais para um argumento de roteiro de websérie
– Estrutura de um roteiro (divisão em atos, conflito)
– Apresentação dos personagens (protagonistas e secundários)
– Início do exercício prático (ideia de uma websérie com a criação de storyline)
– Episódios (pontos de virada) e temporada (pontos de virada)

Aula 3

– A importância de referências de séries para o desenvolvimento do roteiro
– Construção de diálogos
– Exercício de identificação de narrativas de séries de diferente gêneros
– Análise de editais voltados para webséries

Aula 4

– Finalização dos argumentos do primeiro episódio (individual ou em grupos)
– Divulgação de websérie independente, tendo como base a experiência da professora (erros e acertos)
– Como lidar com plataformas como o Youtube, formas de divulgação e fidelização de público para projetos independentes: teaser, redes sociais, interatividade, a arte de ser lembrado, entre outras ações.

Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido (75%).

Você ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com a gente.

Tel. (21) 2233-0224 / 2516-3514 // WhatsApp (21 98909-3774)
[email protected] / [email protected] / www.escoladarcyribeiro.org.br

Venha fazer parte da Geração Darcy!