filmw.suico

7º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo no CCBB Rio de Janeiro, Até 18 de Junho

O 7º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo, com curadoria de Célia Gambini, acontece no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, entre os dias 30 de maio e 18 de Junho, e terá como foco filmes dedicados aos deslocamentos humanos, às transitividades e às construções de identidades individuais e coletivas. O cinema contemporâneo suíco, com um intenso trânsito de cineastas, atores, produtores e filmes, vem sendo viabilizados através de coproduções, e fica cada vez mais internacional e multi-identitário.

O público poderá assistir a 14 longas e oito curtas nesta seleção vinda de participantes dos dois festivais mais importantes daquele país, Journées de Soleure e Visions du Réel. São produções de todos os gêneros e regiões linguísticas da Suíça (alemã, francesa e italiana), apresentando uma amostra dos filmes mais recentes e de cineastas jovens ao lado de nomes importantes.

Realizado em parceria com o Consulado Geral da Suíça em São Paulo e com o CineSesC, o projeto apresenta documentários e ficções recentes, convidando o público brasileiro a mergulhar na diversidade e linguagem do cinema suíço. O ingresso curta 10 Reais inteira, 5 Reais, meia-entrada.

Programação

Programa1

Programa2

FiLMES 7º PANORAMA DO CINEMA SUÍÇO CONTEMPORÂNEO | LONGAS-METRAGENSA Fúria de Ver (La Fureur de Voir)

Manuel von Stürler

Documentário, Suíça, 2017 | 84 minutos | 16 anos

Diante da ameaça de ficar cego, o diretor Manuel von Stürler se lançou em uma busca para descobrir o que a percepção visual significa. Sua ânsia por enxergar alimenta uma jornada que nos mergulha no mundo da visão e tenta responder à pergunta: o que significa ver?

____________________________________________________________________________

 Amarrados (Encordés)

Frédéric Favre

Documentário, Suíça, 2017 | 106 minutos | 10 anos

Por um ano e meio, o cineasta Frédéric Favre acompanha três alpinistas de esqui enquanto eles se preparam para a Patrulha dos Glaciares, uma corrida incrivelmente difícil pelos Alpes suíços. Florence quer participar em memória do pai, mas ela não está acostumada a trabalhar em equipe. Guillaume é um competidor talentoso que luta para encontrar um equilíbrio entre a família, o trabalho e a paixão pelas montanhas. Antoine acabou de sair da reabilitação e está ansioso para provar o seu valor ao mundo. Uma jornada crua e íntima pelas motivações mais profundas dos protagonistas e a história de como essa aventura os transforma.

_________________________________________________________________________

 Animais (Tiere)

Greg Zglinski

Ficção, Suíça, Áustria, Polônia, 2017 | 95 minutos | 14 anos

Um acidente com uma ovelha em uma estrada do interior inicia uma série de experiências estranhas e perturbadoras para Anna e Nick, deixando-os incertos de onde estão exatamente: no mundo real, em suas próprias imaginações ou nos devaneios de outra pessoa.

_________________________________________________________________________

 BE’ JAM BE Esse Canto Nunca Terá Fim (BE’ JAM BE et Cela n’Aura pas de Fin)

Caroline Parietti, Cyprien Ponson

Documentário, França, Suíça, 2017 | 85 minutos | 10 anos

Em Sarawak, na ilha de Bornéu (mais precisamente na parte que pertence à Malásia), o povo Penan enfrenta as mudanças causadas pela crescente ameaça de desmatamento. A obra, carregada pela música daqueles que se recusam a ceder, desenha as linhas da resistência de cada que participa dessa luta mortal.

____________________________________________________________________________

 Bem-Vindo à Suíça (Willkommen in der Schweiz)

Sabine Gisiger

Documentário, Suíça, 2017 | 83 minutos | 12 anos

No verão de 2015, um milhão de pessoas procuram por asilo na Europa e 40 mil delas conseguem chegar à Suíça. O prefeito da cidade mais rica da região da Argóvia pretende dar o exemplo e recusa a entrada de qualquer refugiado em seu município. Johanna Gündel, estudante e filha de um agricultor local, passa a lutar contra essa política ao lado de outros moradores. Tomando como ponto de partida os eventos em Oberwil-Lieli, o filme conta a história da Suíça nos tempos da crise de refugiados, mostrando o que o país era, quer ser ou poderia se tornar.

___________________________________________________________________________

Copiar Colar Deletar (Copy Paste Delete)

Christoph Rahm

Ficção, Suíça, 2018 | 82 minutos I Livre

Um homem está fazendo um inventário. Um homem está procurando por uma foto. Procurando pela última foto de sua vida. Fugindo de uma enxurrada de imagens, ele recorda decepções do passado ​​e mudanças perturbadoras. Em cinco fases de sua vida, seus pensamentos e memórias se misturam em uma narrativa fragmentada. Prazer, raiva, saudade, medo e tristeza são os tópicos das cinco etapas da vida: infância, juventude, adolescência, vida adulta e a morte iminente.

____________________________________________________________________________

 Depois da Guerra (Dopo la Guerra)

Annarita Zambrano

Ficção, França, Itália, Suíça, 2017 | 92 minutos | 14 anos

​Bolonha, 2002. Os protestos contra a lei trabalhista italiana explodem nas universidades. O assassinato de um juiz reabre velhas feridas políticas entre a Itália e a França. Marco é um ex-ativista de esquerda que, graças à doutrina de Mitterrand, encontrou asilo na França 20 anos atrás. Condenado na época por assassinato, ele é hoje o principal suspeito de ordenar o ataque. O governo italiano exige sua extradição, o que o força a fugir com Viola, sua filha de 16 anos. Sua vida vai mudar para sempre, assim como o destino de sua família na Itália, que terá de pagar pelas falhas do passado de Marco.

____________________________________________________________________________

 Diário da Minha Cabeça (Journal de Ma Tête)

Ursula Meier

Ficção, Suíça, 2017 | 70 minutos | 14 anos

Poucos minutos antes de atirar em seus pais a sangue-frio, Benjamin Feller (Kacey Mottet Klein), um rapaz de 18 anos, aparentemente calmo, envia pelo correio um diário em que confessa e explica o duplo assassinato para Esther Fontanel (Fanny Ardant), sua professora de literatura. A associação dessa mulher ao ato de Benjamin acontece alguns meses após ela incentivar os alunos a escrever um diário. Esther se encontra interrogada pela lei, mas logo ela é confrontada por suas próprias dúvidas. E se o gosto dela por uma literatura assombrada pelos tormentos da alma humana a deixasse cega diante da angústia de seu pupilo e do que estava escondido por trás da prosa febril que ele a fez ler antes do crime?

____________________________________________________________________________

Eu Não Tenho Idade (Para Te Amar) (Non Ho l’Età)

Olmo Cerri

Documentário, Suíça, Itália, 2017 | 93 minutos | Livre

Carmela, don Gregorio, Gabriella e Lorella nunca se encontraram, mas têm muito em comum. Na metade da década de 1960, no auge da grande onda migratória, sozinhos ou acompanhados de suas respectivas famílias, eles deixaram a Itália e chegaram à Suíça, onde viveram por um período mais ou menos longo. Eles moraram no país durante os difíceis anos de Schwarzenbach [James, político que defendia “a Suíça para os suíços”], enquanto ouviam Gigliola Cinquetti, uma jovem cantora pop de Verona que ficou famosa após vencer o Festival de Sanremo em 1964 com a música Non Ho l’Età (Per Amarti).

________________________________________________________________________

 Eu Sou a Gentrificação. Confissões de um Canalha (Die Gentrifizierung Bin Ich. Beichte Eines Finsterlings)

Thomas Haemmerli

Documentário, Suíça, 2017 | 99 minutos | 12 anos

Um ensaio bem-humorado e pessoal que trata de arquitetura, habitação, espaço, densidade, gentrificação e desenvolvimento urbano. A narrativa abrange os diferentes lugares nos quais o diretor viveu, começando por sua infância em um bairro rico, passando por ocupações, apartamentos compartilhados, além da vivência em cidades como Tbilisi (Geórgia), São Paulo (Brasil), Zurique (Suíça) e Cidade do México (México). Tudo aqui é ridicularizado: os populistas de direita que têm medo de perder espaço para os imigrantes e a esquerda que abandonou a modernidade.

____________________________________________________________________________

Golias (Goliath)

Dominik Locher

Ficção, Suíça, 2017 | 85 minutos | 14 anos

Quando Jessy conta a David que está grávida, ele entra em pânico. Poucos dias depois, os dois são agredidos no trem e, quando David percebe que é incapaz de proteger a namorada, sua insegurança e seus temores masculinos vêm à tona. Ele recorre, então, aos esteroides e começa a treinar de forma excessiva e intensa. Inicialmente, seus músculos lhe dão autoconfiança. Em pouco tempo, no entanto, David passa a se comportar de forma imprevisível e torna-se uma ameaça à Jessy e ao bebê que ainda vai nascer.

________________________________________________________________________

 Hafis & Mara (Hafis & Mara)

Mano Khalil

Documentário, Suíça, 2018 | 88 minutos | 12 anos

O filme conta a história dos últimos anos de um casal: o artista suíço-libanês Hafis Bertschinger e Mara, sua fiel esposa e patrona. Ele é um viajante incansável que cruza fronteiras entre diferentes mundos e culturas e que, mesmo na velhice, ainda cria apaixonadamente. Hafis adora experimentar e ser desafiado em suas pinturas e desenhos, nos relacionamentos, no dia a dia. No entanto, sua dedicação incondicional à arte e seu caráter impulsivo também causaram muita dor. A obra foca não só o artista, mas a tranquila Mara, refúgio seguro de Hafis e quem tornou seus voos artísticos possíveis.

____________________________________________________________________________

O Tribunal do Congo (Das Kongo Tribunal)

Milo Rau

Documentário, Alemanha, Suíça, 2017 | 100 minutos | 12 anos

A guerra no Congo causou mais de seis milhões de mortes nos últimos 20 anos. A população está sofrendo, mas os criminosos permanecem impunes. Muitas pessoas atribuem esse conflito aos importantes depósitos de matéria-prima de alta tecnologia existentes no país. Milo Rau consegue reunir vítimas, infratores, observadores e analistas do conflito para um único tribunal civil no Congo Oriental. O diretor cria um retrato simples de uma das maiores e mais sangrentas guerras econômicas da história da humanidade.

____________________________________________________________________________

O Som da Voz (Der Klang der Stimme)

Bernard Weber

Documentário, Suíça, 2017 | 82 minutos I Livre

O longa apresenta quatro pessoas que testam as inúmeras possibilidades da voz humana. Andreas experimenta sua voz para desenvolver novos sons que o transformam. Regula está trabalhando duro para alcançar um efeito surround natural de 360 graus. Matthias tenta entender os segredos da voz a partir de sofisticados métodos científicos. Por fim, as técnicas de Miriam inspiram as pessoas a descobrirem suas próprias vozes.

____________________________________________________________________________

Sobre Ovelhas e Homens (Des Moutons et des Hommes)

Karim Sayad

Documentário, Suíça, França, Qatar, 2017 | 78 minutos | 14 anos

Habib, de 16 anos, sonha em treinar sua ovelha premiada para que ela se torne uma campeã de briga entre animais de sua espécie. Samir, um homem de meia-idade, quer apenas vender o máximo de ovelhas antes que o Eid —celebração que marca o fim do Ramadã— termine. Um retrato de dois homens em uma conturbada comunidade da Argélia.

____________________________________________________________________________

Televisões (Televisionen)

Fabian Kaiser, Luca Ribler

Documentário, Suíça, 2018 | 52 minutos | 14 anos

A televisão suíça fez suas primeiras transmissões para os lares do país em 1º de janeiro de 1958. Essas imagens em movimento moldaram a forma como nos vemos e a maneira como enxergamos nossos semelhantes. Imagens de estranhos, parasitas, trabalhadores e heróis. De criminosos e vítimas de guerra. Em cada episódio, “Televisões” analisa diferentes estereótipos. Capítulo um: estrangeiros.

 7º PANORAMA DO CINEMA SUÍÇO CONTEMPORÂNEO | CURTAS-METRAGENS

A Batalha de São Romano (La Bataille de San Romano)

Direção: Georges Schwizgebel | Animação, Suíça, 2017 | 2 min. I Livre

Dirigido por Georges Schwizgebel, que recebeu em 2018 o prêmio de honra do cinema suíço, o curta exibe um movimento dentro de uma pintura, que começa com a selvageria de uma batalha e termina com uma rendição em uma versão de uma obra-prima do século 15 feita pelo pintor Paolo Uccello.

____________________________________________________________________________

Ao Largo (Au Large)

Direção: Natalia Ducrey | Ficção, Suíça, 2018 | 25 min. | 14 anos

É verão. Juliette, de 20 anos, e Lisa, sua melhor amiga, vivem em uma ilhota ao largo da costa da França. Elas sempre moraram lá. Duas garotas, em busca de um pouco de liberdade, entre as noites arejadas no único bar local, os rapazes da ilha e os turistas.

___________________________________________________________________________

Casa Son Duno (Casa Son Duno)

Direção: Vanessa Rüegger | Documentário, Suíça, 2017 | 12 min. | Livre

O abrigo de uma pequena aldeia na Suíça não é mais usado. Durante décadas, crianças e adultos das redondezas —incluindo muitas pessoas da comunidade Yeniche— eram forçadas a ficar ali, muitas vezes contra vontade. O filme observa os vestígios de um passado silenciado.

____________________________________________________________________________

Encontro às Cegas (Einfach So)

Direção: Christoph Schaub | Ficção, país, 1998 | 13 min. | 12 anos

Com direção de Christoph Schaub (Oscar Niemeyer – Uma Utopia da Modernidade), que foi o grande homenageado nas 53 Journées de Soleure/2018, o curta retrata a história de Angela, que planeja um encontro às cegas perfeitamente: ela chegará cedo no restaurante para dar uma boa olhada no estranho antes que ele a veja. Por garantia, a mulher leva seu fiel companheiro, o cachorro Zacki.

___________________________________________________________________________

Entre Terras (Between Lands)

Direção: Lore Rinsoz | Documentário, Suíça, 2017 | 10 min. | Livre

Duas meninas brincam em uma paisagem deserta do norte da Grécia e, curiosas, exploram a natureza. Elas tiveram de fugir, chegando ao país. Será esse seu novo lar? Elas terão de voltar ou ir para algum outro lugar?

___________________________________________________________________________

No Ritmo (In Takt)

Direção: Johannes Bachmann | Ficção, Suíça, 2017 | 15 min. I 12 anos

Bruno tem um cotidiano monótono como operário, mas, quando seu filho aparece para trabalhar na mesma fábrica, sua vida sai dos trilhos. Bruno opera uma máquina que repete a mesma sequência a cada quatro segundos. Seu dia a dia enfadonho muda repentinamente quando seu filho aparece.

____________________________________________________________________________

Parzival (Parzival)

Direção: Christian Laubacher | Documentário, Suíça, 2017 | 26 min. | Livre

O estranho artista Parzival não é utópico, mas um visionário. Desde o início dos anos 1970, ele defende a paz mundial, proclamando-se governador do mundo e vivendo livre de combustíveis fósseis e energia nuclear. Ele mora em sua “embaixada do sol” em Sonceboz, uma pequena aldeia suíça. Embora seu objetivo seja claramente político, Parzival é mais do que um ativista político.

____________________________________________________________________________

Rebobinar o Futuro (Rewind Forward)

Direção: Justin Stoneham | Documentário, Suíça, 2017 | 24 min. | Livre

Justin sempre conseguiu escapar de sua própria história. No entanto, seu passado o encontra quando ele descobre gravações do pai em fitas VHS e vê sua mãe como nunca tinha visto antes —jovem e saudável.

CCBB RJ

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Rua Primeiro de Março, 66 – CentroCEP: 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ)(21) 3808-2020

ccbbrio@bb.com.brFuncionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21 horas

WhatsappFITY


Most Recent Posts